Pós-Graduação em Ouvidoria Pública

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura vai promover a primeira pós-graduação em Ouvidoria Pública do Brasil. O curso inédito será realizado com o apoio técnico da Controladoria-Geral da União (CGU) e visa ampliar a capacidade profissional dos agentes das Ouvidorias Públicas do país.

O processo formativo será estruturado com corpo docente qualificado de forma a permitir uma grade de disciplinas que contemple ouvidores de diferentes esferas de governo, gestores de serviços públicos, agentes públicos e representantes da sociedade civil.

Diante da ampliação das funções exercidas pelas ouvidorias públicas no país, o papel do ouvidor vem exigindo novas formas e meios de persecução dos serviços e funções afetas à Ouvidoria. As mudanças ocorrem especialmente com o advento das novas tecnologias e utilização desses meios pelos cidadãos.

A especialização tem o objetivo de promover a atualização e a formação de novas habilidades e competências do ouvidor. A medida visa aprimorar as funções exercidas pelas ouvidorias públicas no país na defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos.

Além da capacidade de dialogar com as funções de atendimento,a pós-graduação será orientada para o exercício da capacidade de análise crítica dos serviços públicos.

O curso foi estruturado com a instituição acadêmica de ensino Verbo Jurídico, que ofertará a estrutura de gerenciamento pedagógico einfraestrutura tecnológica da pós-graduaçãoadequada ao modelo de educação a distância.


Informações sobre o processo seletivo

Informação sobre a Rede Nacional de Ouvidorias