Dúvidas frequentes

1. Quem pode participar do Concurso Novos Roteiros Originais - Edição Brasil?

Pessoas físicas, criadores estreantes, brasileiros e residentes em qualquer uma das 27 unidades da federação.

2. Tenho 17 anos, posso participar do Concurso?

Para participar você deve ser maior de idade, ou completar 18 anos até a data limite de inscrição.

3. Tive um roteiro filmado e exibido, mas já tem muito tempo, posso participar?

Não. O concurso é para roteiristas estreantes que não tenham, até a data da premiação deste concurso, nenhum roteiro original filmado e/ou exibido profissionalmente.

4. Posso inscrever um roteiro adaptado (baseado em outra obra já escrita)?

Não. Só serão aceitos roteiros originais, ou seja, que não tenham sido adaptados de outras fontes ou formatos (livros, peças de teatro, músicas, novelas, história em quadrinhos, entre outras) que tenham sido escritos por outros autores, independentemente de autorização fornecida pelo correspondente detentor dos direito.

5. Quanto custa a inscrição no concurso?

As inscrições são gratuitas, sem qualquer necessidade de pagamento de taxa.

6. Posso enviar minha inscrição por e-mail ou pelo correio?

Não. As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, por meio desse site, clicando aqui, mediante o preenchimento completo do Formulário de Inscrição, conforme regras estabelecidas no Edital.

7. Posso inscrever um roteiro escrito em outro idioma?

Não. Só serão aceitos roteiros escritos em Língua Portuguesa (podendo, no entanto, conter elementos em outros idiomas, desde que estes não correspondam a mais de 1/4 do total das palavras contabilizadas).

8. Posso inscrever um roteiro por categoria?

Não. Cada participante poderá inscrever apenas 01 (um) roteiro.

9. Comecei a fazer a inscrição, mas tive que abandonar o processo sem concluir, posso continuar a inscrição depois?

Sim. O candidato pode voltar ao formulário de inscrição para editar, desde que conclua e envie a sua inscrição até a data final prevista no cronograma. Após o envio, não será possível editar ou alterar qualquer componente do material enviado.

10. Durante o meu período acadêmico escrevi um roteiro que foi produzido e exibido em um festival acadêmico, posso participar do concurso?

Sim, produções exibidas em festivais sem fins lucrativos, como festivais universitários e divulgações em circuitos amadores não são consideradas profissionais, desde que não tenham sido comercializadas. Conforme consta no edital, item 4.2, a restrição de participação se limita à proponentes que, até a data da premiação deste concurso, tenham roteiro filmado e/ou exibido profissionalmente (exibição em festivais de cinema, salas de exibição, cinematecas, canais de televisão aberta e/ou fechada e plataformas de streaming com fins comerciais.

11. Para inscrever roteiro para categoria série, devo enviar o roteiro de todos os episódios?

Não. Para competir nessa categoria, o candidato deve enviar o roteiro dos 03 (três) primeiros episódios/capítulos, seguindo as regras estabelecidas no Edital.

12. Enviei um arquivo com o número de páginas superior ao descrito no Edital, serei desclassificado?

Sim. Qualquer arquivo com mais páginas do que o permitido para qualquer categoria será automaticamente desclassificado.

13. Escrevi meu nome no arquivo do Roteiro, posso ser desclassificado por isso?

Sim. O arquivo não pode conter, em nenhuma página, referência ao nome ou/expressão que identifique o autor, como por exemplo nome, telefone, e-mail, endereço, para garantir o sigilo da autoria, conforme item 8.5 do Edital.

14. Como serei identificado durante o processo de seleção do concurso?

Após o preenchimento do formulário, cada candidato receberá por e-mail o seu número de inscrição; este número será único e servirá como comprovante, devendo ser utilizado para consultar os resultados das etapas do concurso.

15. Como faço para registrar meu roteiro na Fundação Biblioteca Nacional (FBN)? Esse registro é obrigatório?

Sim, o registro é obrigatório. Entretanto, devido a pandemia no novo coronavírus e seus reflexos na condução dos trabalhos da Biblioteca Nacional, serão aceitos outros registros para comprovação da titularidade da obra. Entre eles: cartórios, Câmara do Livro, etc.

16. E se algum candidato selecionado por algum motivo não puder receber os prêmios?

Para cada uma das categorias de Curta-Metragem, Telefilme e/ou Longa-Metragem e Série, serão selecionados até 03 (três) roteiros para compor a lista de reserva, considerando as respectivas ordens de pontuação, visando o preenchimento de eventuais desistências ou impedimentos.

17. Fui um dos ganhadores do Concurso, terei que prestar contas da utilização do valor recebido em caráter de prêmio?

Não. Os vencedores desse concurso serão responsáveis, apenas, por fazer constar nos créditos da obra, quando produzida, os logotipos dos realizadores, precedidos pela frase "Este projeto foi Selecionado no Concurso Novos Roteiros 2020 - Edição Brasil", conforme estabelecido no Edital. Os logotipos podem ser solicitados aos realizadores, pelos nossos canais de contato.

18. Se eu tive um roteiro produzido e exibido em um dos formatos (curta-metragem, longa-metragem ou série), isso me impede de me inscrever em outra categoria?

Sim. Caso o participante tenha escrito um roteiro, em qualquer uma das categorias que já tenha sido produzido, isso inviabiliza a participação no Edital. O Concurso Novos Roteiros Originais é para estreantes, que nunca escreveram nenhum roteiro produzido em curta-metragem, longa-metragem ou série.

19. Tenho um roteiro de documentário que foi filmado e exibido comercialmente. Posso participar do Concurso Novos Roteiros Originais?

Sim, pois o concurso é destinado a roteiros originais ficcionais, live action ou animação. Essa classificação é válida para todas categorias do edital.

20. Posso escrever um roteiro com coautoria de outro roteirista?

Sim, devendo, portanto observar que: (a) Os autores devem ser necessariamente estreantes, sob pena de responsabilização judicial, caso seja comprovada participação de profissionais; (b) a inscrição deverá ser feita por apenas um roteirista, pessoa física, estreante; (c) Apenas o roteirista inscrito terá direito às premiações; (d) Nenhuma das partes organizadoras deste Edital poderá ser responsabilizada por possíveis disputas entre os coautores.

21. Se o roteiro inscrito tiver alguma cena mais violenta, serei desclassificado?

De acordo com o Edital, serão desclassificados roteiros que infrinjam os direitos humanos, que contenham qualquer tipo de elemento discriminatório, conteúdo pornográfico, político partidário, ou que façam apologia à violência, preconceito, intolerância ou atividades ilícitas. Entretanto, dada a subjetividade do assunto, os casos serão tratados no âmbito da comissão de seleção. A título de orientação, sugerimos a consulta ao Guia Prático de Classificação Indicativa - 3º Edição, 2018, do Ministério da Justiça, disponível em: https://www.justica.gov.br/seus-direitos/classificacao/guia-pratico

22. Sou estrangeiro, mas moro no Brasil, posso inscrever meu roteiro no Concurso Novos Roteiros Originais?

Sim, desde que possua cidadania brasileira. O concurso é destinado a pessoas físicas, criadores estreantes, brasileiros, residentes em qualquer uma das 27 unidades da federação.

23. Sou brasileiro, mas moro fora do Brasil, posso inscrever meu roteiro no Concurso Novos Roteiros Originais?

Não, pois o concurso é destinado a pessoas físicas, criadores estreantes, brasileiros, residentes em qualquer uma das 27 unidades da federação.

24. Terei de submeter o roteiro com algum tipo de formatação específica?

Sim. Todos os roteiros, de todas as categorias, deverão ser apresentados seguindo formatação profissional (Padrão Master Scenes) e seguindo as regras de limites de página para cada categoria, conforme estabelecido no Edital.

25. Onde encontro informações sobre o Padrão Master Scenes?

Abaixo segue um modelo de formatação, mais detalhes sobre o modelo podem ser consultados na web e na página da Academia Internacional de Cinema: https://www.aicinema.com.br/modelo-de-roteiro


Modelo de formatação



REALIZAÇÃO