Trilhas da Longevidade - segundo webinário aborda situação do Brasil na pandemia

Trilhas da Longevidade - segundo webinário aborda situação do Brasil na pandemia

OEI. 14/07/2020
Tamanho do texto+-

Na próxima quinta-feira (16), a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria com o Centro Internacional de Longevidade (ILC) e a instituição Inteligência Educacional realizam o segundo webinário internacional da série Trilhas da Longevidade - Desafios Diante da Pandemia. O evento tem o apoio da Unibes Cultural. O tema abordado será o Brasil na pandemia: São Paulo, Rio de Janeiro e Nordeste. Na ocasião será lançada uma coletânea sobre a qualidade de vida da pessoa idosa.

O debate será aberto com as boas-vindas do chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou. "O objetivo é aprofundar a situação do Brasil tendo como referência as experiências dos países que já vivenciaram situação de emergência”, observa. O evento tem como curador e moderador o diretor do ILC no Brasil, professor Alexandre Kalache.

As discussões serão antecedidas da fala do diretor da Inteligência Educacional, Sandro Resende, autor de publicação sobre o tema juntamente com o sociólogo Floriano Pesaro. “É uma publicação inédita que trata do idoso a partir de múltiplas visões e consequências do avanço da idade, além de apresentar orientações e bons exemplos de ofertas de serviços”, afirma Pesaro.

Trilhas da Longevidade reúne quatro volumes com conteúdos específicos para a pessoa idosa, a família, os cuidadores, além de apontamentos sobre gestão e políticas públicas. A diretora e CEO da Inteligência Educacional, Millena Araújo, ressalta que o material “único e inédito” traz uma abordagem diferenciada em uma fase que marca o fim do bônus demográfico, no qual o país deixa de ter a maioria jovem, e a falta de preparo da nação para esta situação.

“O processo de envelhecimento da população nesta nova pirâmide etária precisa ser planejado e apoiado. Este material foi desenvolvido para orientar a boa convivência entre idosos, familiares e cuidadores, destinando atenção a cada um deles, o que proporciona um envelhecimento menos conflituoso e mais saudável”, explica Millena. “É necessário que as gerações aprendam a lidar, a respeitar e a entender suas diferenças.”

Especialistas - O webinário do dia 16 de julho começa às 11h e a primeira expositora será Marilia Louvison, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Ela abordará a situação da pandemia em idosos no estado de São Paulo. Em seguida, o médico de família da Rocinha (RJ), Eberhart Portocarrero-Gross, fará exposição sobre a situação deste segmento populacional no Rio de Janeiro. O cenário do Nordeste será apresentado pelo diretor do Instituto do Envelhecer, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Kenio Lima.

As discussões também contemplarão temas transversais na perspectiva da população de idosos. O professor da FSP-USP Alexandre da Silva falará sobre raça e etnia; Marília Berzins, do Observatório do Idoso (SP), abordará as questões de gênero; e Karla Giacomin, da Prefeitura de Belo Horizonte, abordará a questão do idoso institucionalizado. Na conclusão, o presidente da Sociedade Brasileira Geriatria Gerontologia (SBGG), Daniel Azevedo, conduzirá a sessão de perguntas e respostas.

A série de webinários internacionais tem o objetivo de discutir conhecimentos sobre os diversos aspectos que envolvem a longevidade, como qualidade de vida da pessoa idosa, saúde, economia e cultura, além das políticas públicas específicas para essa população.

Webinários - O último webinário da série será no dia 23/07, com a ressignificação do momento e o que aprendemos com a pandemia. O debate será antecedido da apresentação do secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero.

Já a primeira edição dos webinários ocorreu na última quinta-feira (9) e abordou os desafios da pandemia na Ibero-América (com ênfase na Argentina, Espanha, México, Portugal e Uruguai) e suas experiências na busca pela promoção e qualidade de vida. O vídeo está acessível aqui.


INFORMAÇÕES:

Série de webinários – Trilhas da Longevidade - desafios diante da pandemia

Realização: Organização dos Estados Ibero-Americanos.

Data: 16 e 23 de julho

Horário: 11h às 13h (horário de Brasília)

Transmissão: via Zoom (mediante inscrição) e também pelo canal da OEI no www.youtube.com/oeibrasil