Secretário-geral da OEI eleito reúne-se com ministro da Educação do Brasil
Secretário-geral da OEI eleito reúne-se com ministro da Educação do Brasil
O ministro da Educação, Rossieli Soares, e o Secretário-Geral da OEI eleito, Mariano Jabonero, durante agenda conjunta de trabalho. Foto: André Nery

Secretário-geral da OEI eleito reúne-se com ministro da Educação do Brasil

OEI. 01/06/2018
Tamanho do texto+-

O Secretário-Geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) eleito, Mariano Jabonero, encerrou nesta sexta-feira, 1º de junho, a primeira visita bilateral ao Brasil em reunião com o Ministro da Educação, Rossieli Soares. Os dois iniciaram tratativas sobre planos de trabalho em conjunto para os próximos quatro anos de gestão de Jabonero à frente da Organização.

“Temos acordos de cooperação importantes com o MEC que auxiliam em diversas políticas educacionais como programas voltados para o Ensino Superior e para o Plano Nacional de Educação brasileiro”, destacou Jabonero. A OEI é uma organização que busca, especialmente na área de educação, trocar experiências entre os 24 Estados membros e promover políticas públicas exitosas.

O Ministro da Educação ressaltou que o escritório da OEI no Brasil contribui no apoio às políticas públicas que são definidas pelo país. Soares acrescentou que a intenção é reforçar projetos conjuntos, inclusive nas áreas de fronteira. “Um passo importante para o Ministério e para a troca de experiências em educação com os países ibero-americanos”, acrescentou o ministro.

A OEI oferece suporte para o ministério por meio de projetos de cooperação e auxilia no diálogo com outros países. Também apoia iniciativas como o Prêmio Professores do Brasil, parceria que completa dez anos com a edição deste ano. Segundo o Ministro essa aproximação contribui na construção de conhecimento e boas práticas em sala de aula.

Presente na reunião da OEI com o MEC, o Diretor da Organização no Brasil, Raphael Callou, ressaltou a importância da Primeira Infância como exemplo de iniciativa conjunta entre MEC e OEI. “Estamos desenvolvendo iniciativas muito promissoras na área da Primeira Infância que devem ser divulgadas em breve”, destacou.

Saiba mais sobre os planos de trabalho conjunto da OEI e o Brasil