São Paulo passa a integrar o Fórum Mundial de Cultura das Cidades com apoio da OEI

São Paulo passa a integrar o Fórum Mundial de Cultura das Cidades com apoio da OEI

OEI. 01/09/2020
Tamanho do texto+-

A cidade de São Paulo formalizou nessa terça-feira, 1º de setembro, a adesão ao Fórum Mundial de Cultura das Cidades (World Cities Culture Forum - WCCF - sigla em inglês). Trata-se de uma das mais importantes redes de cidades que buscam implementar a área cultural como um direito humano universal para todos os cidadãos. A entrada da capital paulista no WCCF contou com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A OEI e WCCF estão empenhadas no desenvolvimento de parcerias e atividades destinadas à cooperação cultural mútua na Ibero-América.

A rede busca ser um conjunto de cidades colaborativas para a promoção de políticas culturais urbanas e boas práticas culturais. “Cultura deve ser o epicentro da política pública de toda grande cidade no mundo. Sem cultura não podemos ter cidades humanamente bem sucedidas e São Paulo tem sido uma cidade bem sucedida nessa área”, afirmou o diretor do WCCF, Paul Owens.

Representando o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o Secretário de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo, Luiz Alvaro, ressaltou o empenho da OEI e a importância da capital paulista participar do WCCF. “Todo o apoio que a OEI tem nos dado desde de 2019 ajudou a tornar realidade a participação da cidade de São Paulo nesta rede internacional multilateral de cidades voltada para a cultura”, destacou. Para Luiz Alvaro é em um sentido de troca de experiência e colaboração mútua que a prefeitura deposita as expectativas em uma parceria junto com o WCCF. “Com o objetivo principal de levar aos brasileiros que usufruem dessa cultura gerada aqui os melhores resultados dos nossos esforços”, completou.

Para a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a adesão representa uma oportunidade que tem rendido frutos mesmo antes da adesão, com webinários realizados em conjunto sobre enfrentamento dos impactos da COVID-19 na área cultural. “O contato com a rede tem proporcionado interação e apoio cultural entre cidades latino-americanas e São Paulo oferece à rede toda a sua complexidade que pode incentivar essa cooperação, além da pulsante criatividade e paixão, grandes marcas desta capital”, observou a Secretária Adjunta de Cultura da Cidade de São Paulo, Regina Pacheco.

A OEI considera o protagonismo de São Paulo na rede um mérito por se tratar de uma cidade que agrega um polo cultural com representatividade de todas as regiões do Brasil e também do mundo. “São Paulo soma esforços com o WCCF e outras cidades para trazer um alento mundo afora neste momento que vivemos de desafios sanitários”, ressaltou o Coordenador de Desenvolvimento de Cooperação da OEI, Allan Torres.

O WCCF é a único fórum que congrega megalópoles e cidades-chave em uma rede de colaboração através de um programa de eventos, incluindo simpósios temáticos, cúpulas regionais e oficinas. Estes eventos fomentam a Cúpula Mundial de Cultura das Cidades. Realizado de forma rotativa pelas cidades membro da rede, este encontro exclusivo permite que os líderes e gestores locais compartilhem ideias e conhecimento sobre o papel da cultura na construção de cidades sustentáveis do futuro.

Assista ao vídeo da cerimônia 

Saiba mais. Acesse o Compêndio WCCF