Prêmio de Gestão Escolar 2020 será lançado na próxima terça em live com Eduardo Shinyashiki

Prêmio de Gestão Escolar 2020 será lançado na próxima terça em live com Eduardo Shinyashiki

OEI. 09/06/2020
Tamanho do texto+-

Uma live com o escritor e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional, educacional e pessoal, Eduardo Shinyashiki, vai marcar o lançamento do Prêmio de Gestão Escolar 2020. Será na próxima terça-feira, dia 16, a partir das 16h30, com transmissão pelo canal do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no Youtube e na página do Consed no Facebook. O Consed promove a iniciativa em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

De acordo com a coordenadora do PGE e secretária de Educação do Tocantins, Adriana Aguiar, a suspensão das aulas presenciais nas escolas provocou uma mudança importante no formato do prêmio e esta será a principal novidade da edição deste ano. Em 2020, a iniciativa vai reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia.

“Este ano o Prêmio Gestão Escolar vai buscar, sobretudo, proporcionar um processo de diálogo diferente para compreender as práticas, das mais diversas possíveis. Queremos ampliar a participação dos municípios nesta edição. Vamos aproveitar também para trabalhar em regime de colaboração com os estados, olhar e compreender a realidade da gestão, a complexidade e as soluções encontradas”, acredita o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP.

Os detalhes da edição apenas serão anunciados no lançamento, mas o diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou, adianta outra novidade: “Pela primeira vez o prêmio também vai contemplar o professor e a equipe escolar. Para a OEI, a iniciativa representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual impõe ao considerar, além do gestor, os atores que estão na ponta do processo de ensino e aprendizagem”.

Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Nessas duas décadas, cerca de 40 mil inscrições de escolas foram registradas e mais de oito milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos diretores inscritos.

A edição 2020 do PGE tem o patrocínio da Fundação Itaú para Educação e Cultura e conta com a parceria da Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana,  Instituto Natura, Ministério da Educação, Unesco, Unicef e Univesp.