OEI renova parceria em campanha educativa sobre reciclagem e proteção ambiental

OEI renova parceria em campanha educativa sobre reciclagem e proteção ambiental

OEI. 15/04/2019
Tamanho do texto+-

A Organização dos Estados Americanos (OEI) e a empresa de gestão energética espanhola, Veolia, renovaram acordo para realizar uma nova edição da campanha educativa "Em torno da Ibero-América". Esta 7ª edição abordará sobre a reciclagem de plástico e a proteção da biodiversidade nos oceanos.

A campanha educativa é destinada a crianças de escolas públicas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá e Peru para aumentar a conscientização sobre questões ambientais, como cuidados com a água, proteção da biodiversidade, economia circular, energia renovável, dentre outros temas.

Em 2019, a Ibero-América concentra-se na proteção da biodiversidade marinha e na conscientização da importância da eliminação do plástico nos oceanos. A ação está relacionada ao recente lançamento da Aliança pelo fim de Resíduos Plásticos (Alliance to End Plastic Waste - AEPW). A Veolia é sócia fundadora, junto com quase 30 empresas globais com o objetivo de reduzir o volume de plásticos nos oceanos.

Sob esse conceito, as crianças receberão um material pedagógico especialmente criado pela OEI, que servirá para o desenvolvimento de oficinas sobre reciclagem didática, sustentável e artística. A campanha culminará com um concurso de desenho sobre os temas discutidos. O primeiro prêmio consiste em uma viagem de fim pedagógica à Colômbia. Dessa forma, os vencedores podem fortalecer o aprendizado sobre a biodiversidade marinha, conhecer diferentes culturas e compartilhar suas experiências.

Para o diretor da Veolia na América Latina, Espanha e Portugal, Gustavo Miguez, “o programa Em Torno Ibero-América é um exemplo de como um dos nossos compromissos com o desenvolvimento sustentável, promover uma abordagem respeitosa com o meio ambiente para conservar a biodiversidade, contribui com nossos parceiros e nossas comunidades na região para sensibilizar as novas gerações sobre a proteção do meio ambiente.”

O secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero, disse que a OEI e Veolia promovem a campanha para intensificar a educação em valores por meio da proteção da biodiversidade marinha com a reciclagem. “É uma forma de construir uma cidadania democrática, responsável e ativa em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável na Ibero-América. Acreditamos que este é um dos muitos desafios que a região enfrenta e, portanto, é essencial que esteja presente na sala de aula.”

Vale ressaltar que, desde o seu lançamento, o programa de conscientização ambiental reuniu mais de 150 mil crianças de sete países da América Latina. Em sua edição anterior (2018), a campanha concentrou-se na reciclagem criativa e contava com mais de 20 mil crianças de 57 municípios da América Latina. Teve como primeiro prêmio uma viagem às Ilhas Galápagos, no Equador, onde os estudantes tiveram uma experiência única com crianças de outras culturas e poderia aprender mais sobre a biodiversidade daquele país.