OEI prepara-se para realizar festival ibero-americano de cultura

OEI prepara-se para realizar festival ibero-americano de cultura

OEI. 19/07/2019
Tamanho do texto+-

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) realiza de 18 a 29 de setembro em Madri, na Espanha, o Celebremos Ibero-América (CIB Fest). O evento cultural busca retratar a identidade e hábitos culturais dos países integrantes da Organização. O festival faz parte da programação das comemorações de 70 anos da OEI. O objetivo é mostrar a variedade de riqueza cultural que existe na região em áreas como literatura, cinema, música e gastronomia.

A programação visa colaborar com a mudança de visão, de consolidação de marca, de turismo e sustentabilidade e de transformação que o intercâmbio cultural e social ibero-americano têm a oferecer.

A reflexão é um dos pontos do festival. Por meio de encontros, palestras e debates serão discutidos temas como a gestão cultural, as leituras que marcaram a infância de muitos criadores e como esse repertório faz parte da diversidade e identidade da região.

A iniciativa também está repleta de atividades de interação multidisciplinares e direcionadas a todos os públicos. A programação será realizada em 16 locais, mais de 25 bibliotecas municipais, oito mercados de Madri, além de envolver uma rede de restaurantes.

Confira o que está por vir:

• Vinte e cinco oficinas literárias sobre criação e ilustração, destinadas a crianças e jovens, entre 6 e 18 anos.

• Vinte e duas projeções nas quais a mulher é a protagonista à frente e trás das câmeras.

• Seis apresentações musicais, uma delas em forma de jam session, com “verso em décima”. Esta métrica poética mostra a riqueza e as raízes que uniram os dois lados do Oceano Atlântico durante séculos. Verso em décima é uma modalidade da poesia que a OEI gostaria que se tornasse Patrimônio Imaterial.

• Experiências compartilhadas em formatos variados e originais como “Diário Vivo”, uma atualização do setor editorial e leitor por meio da visão dos booktubers.

• “Intervenção urbana toxicómano”, do artista colombiano Andrés Montoya, que trabalhará em uma das fachadas do Centro Juvenil El sitio de mi recreo de Vallecas.

• Exposição fotográfica: “Miradas Jóvenes de Iberoamérica”, organizada pelo Organismo Internacional da Juventude para a Ibero-América (OIJ), na Casa de la Panadería.

• Mostras de produtos e da variedade gastronômica ibero-americana pela rede de mercados municipais, com o apoio da Asociación de Hoteleros y Reposteros de Madrid, Asociación de Hoteleiros da Plaza Mayor e restaurantes tradicionais e históricos da capital espanhola.


Programação

Programação infanto-juvenil