OEI participa de Seminário de Ouvidoria promovido pela CGU para a região Nordeste

OEI participa de Seminário de Ouvidoria promovido pela CGU para a região Nordeste

OEI. 10/09/2019
Tamanho do texto+-

O diretor da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Raphael Callou, participou hoje, 10, em Pernambuco, do Seminário Regional de Ouvidoria: transformando problemas individuais em soluções coletivas. Trata-se do primeiro de uma série de encontros regionais de ouvidoria. O evento da região Nordeste é resultado de parceria entre a Controladoria-Geral de União (CGU) e instituições da região.

A cerimônia de abertura contou também com a presença da governadora em exercício, Luciana Santos; do secretário Valmir Dias, da Ouvidoria Geral da União (OGU); da secretária Erika Lacet, da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco; e do superintendente Fábio da Silva Araújo, da CGU no estado.

O seminário ocorre até amanhã, no Teatro Beberibe que fica no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O encontro é aberto a ouvidores, servidores de ouvidorias, acadêmicos e públicos com interesse na área.

Para a OEI a discussão é fundamental porque amplia a participação da sociedade no âmbito da esfera pública. “Contribui para o desenvolvimento e, cada vez mais, para o fortalecimento das políticas públicas por meio da participação da sociedade, visando sempre a melhoria dos serviços públicos”, afirmou o diretor da OEI, Raphael Callou, durante a abertura do evento.

Raphael destacou que o aprimoramento da participação popular “seja com elogios ou críticas às políticas públicas desenvolvidas nos municípios, estados e na União, contribuem para o funcionamento das instituições.”

A OEI atua na área de educação por considera-la um mecanismo fundamental para o desenvolvimento tanto dos países como das instituições para sedimentar os avanços em políticas públicas. No Brasil, a Organização tem projetos de cooperação com a CGU em distintas iniciativas e deve anunciar em breve o lançamento de uma pós-graduação em transparência e ouvidoria pública, que visa fortalecer o conhecimento da rede de ouvidorias públicas no país.

Foto: Diego Galba