OEI participa de debate internacional da WCCF com representantes da Cultura

OEI participa de debate internacional da WCCF com representantes da Cultura

OEI. 19/10/2020
Tamanho do texto+-

No próximo dia 29 de outubro, o Fórum Mundial de Cultura das Cidades (World Cities Culture Forum - WCCF - sigla em inglês) vai realizar a Conferência Global: um dia de debate digital sobre cultura, COVID-19 e as cidades. O webinário vai reunir representantes da área cultural das cidades integrantes da WCCF e a OEI está entre as organizações internacionais convidadas. O evento virtual será em inglês.

Dois momentos da Conferência terão transmissão aberta ao público. Às 8h30 (horário de Brasília), o Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Hugo Possolo, participará do painel “Cultura, Recuperação e Renovação - Cultura na Comunidade”. Já no início da tarde, às 13h (horário de Brasília), prefeitos das cidades que fazem parte da WCCF compartilharão suas respostas à pandemia do novo coronavirus para falarem sobre o papel da cultura na recuperação das cidades. Dentre os participantes da sessão pública “Os prefeitos no mundo: Liderança Cultural durante a crise” está o prefeito da cidade de Londres, Sadiq Khan.

O WCCF é a único fórum que congrega megalópoles e cidades-chave em uma rede de colaboração através de um programa de eventos, incluindo simpósios temáticos, cúpulas regionais e oficinas. Estes eventos fomentam a Cúpula Mundial de Cultura das Cidades. Realizado de forma rotativa pelas cidades membro da rede, este encontro exclusivo permite que os líderes e gestores locais compartilhem ideias e conhecimento sobre o papel da cultura na construção de cidades sustentáveis do futuro.

A cidade de São Paulo é uma das integrantes mais recentes da WCCF, tendo formalizado sua adesão no mês passado. A entrada da capital paulista no WCCF contou com o apoio da OEI. Uma das prioridades da OEI na área de cooperação internacional é buscar a promoção do setor cultural, tanto brasileiro quanto o ibero-americano. Juntos, OEI e WCCF estão empenhadas no desenvolvimento de parcerias e atividades destinadas à cooperação cultural mútua na Ibero-América.

Para assistir ao painel “Os prefeitos no mundo: Liderança Cultural durante a crise” registre-se aqui