OEI lança publicação inédita com diretrizes para a educação brasileira

OEI lança publicação inédita com diretrizes para a educação brasileira

OEI. 07/11/2018
Tamanho do texto+-

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) entregou à sociedade documento autoral que reúne visão de especialistas notáveis na área de Educação. Trata-se da publicação “Educação em Pauta – uma agenda para o país”, apresentada ontem, 6, no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.

Durante a abertura da solenidade, os coordenadores da publicação destacaram que o principal objetivo é apresentar propostas, por meio de sugestões diretas e focais, que incluem desde temas transversais como ética e combate à corrupção. A publicação contou com a participação de nomes de referência de especialistas que estiveram à frente do Ministério da Educação (MEC), em diferentes gestões governamentais. O grupo produzir o documento suprapartidário, com diretrizes prioritárias para o setor.

“Neste documento, os artigos têm abordagem objetiva. Os autores aproveitaram suas experiências na gestão de políticas públicas e apresentaram propostas para a primeira infância, para o desenvolvimento profissional docente, bem como para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Educação e da ética na Educação, dentre outros”, destaca Mariano Jabonero, secretário-geral da OEI.

Durante o evento, o diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou, explicou que os textos trazem um diagnóstico da educação brasileira, em busca de eleger e propor os melhores caminhos para a pasta. A publicação foi discutida coletivamente, buscando um ambiente de convergências, apresentando sugestões de prioridades na educação para os próximos governos.

Para a professora Maria Helena Guimarães, “o Brasil não pode mais errar na educação e que por isso, a publicação também foi inspirada em programas que funcionaram na área”. A professora, que é uma das coordenadoras da publicação, ressaltou que o documento é colaborativo e diverso.

Difere-se de outras publicações semelhantes, na medida em que fomenta o diálogo entre especialistas com orientações políticas distintas que, embora tenham participado de gestões de governos diferentes, conseguiram trocar ideias e estabelecer denominadores comuns em prol da educação. Um esforço amplo que pode subsidiar o próximo governo e contribuir para um clima de consenso, em que as convergências sejam colocadas acima de bandeiras partidárias. Um esforço para o desenvolvimento de um pacto amplo pela educação no Brasil.

Educação em Pauta: Uma Agenda para o País

Galeria de imagens (Clique nas miniaturas para abrir a imagem)