OEI lança concurso para jovens compartilharem suas experiências como leitores

OEI lança concurso para jovens compartilharem suas experiências como leitores

OEI. 06/02/2019
Tamanho do texto+-

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), com o apoio dos Ministérios da Educação dos países da região e da Fundação SM, lança a sexta edição do concurso “O que está lendo?”, um concurso para jovens entre 15 e 17 anos partilharem as suas experiências com a literatura.

A iniciativa visa promover hábitos de leitura entre os jovens da Ibero-América. O objetivo é criar uma ampla rede de blogs onde os estudantes ibero-americanos possam se conectar, partilhar experiências e construir uma identidade em torno da leitura.

Os jovens interessados no concurso têm até 10 de maio para participar, com a apresentação de um blog ou vídeo produzido individualmente ou em grupo. Em cada país e para cada uma das categorias haverá um vencedor que receberá um tablet como prêmio.

Este ano a iniciativa vai diversificar as linguagens e incluir uma nova categoria, vídeo. O concurso de 2019 também traz como novidade a possibilidade de participação de jovens leitores de Andorra e Porto Rico. Na edição do ano passado participaram 752 blogs criados por estudantes de 18 países ibero-americanos.

Confira o regulamento com informações sobre como funciona esta edição e o que fazer para participar. Neste espaço os candidatos também encontram dicas e recursos de como montar um blogs.

De acordo com o Anuário Ibero-americano de Literatura Infantil 2017 da Fundação SM, o fenômeno booktuber assim como páginas da web, blogs, revistas digitais e redes sociais são extremamente importantes para promover a literatura aos jovens, incentivar a leitura e partilhar suas experiências literárias.