OEI e UnB apresentam os selecionados na Residência Artística - OCA 2018
OEI e UnB apresentam os selecionados na Residência Artística - OCA 2018

OEI e UnB apresentam os selecionados na Residência Artística - OCA 2018

OEI. 28/09/2018
Tamanho do texto+-

A Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB) apresentaram hoje, 28, os seis selecionados na II convocatória 2018 do Programa de Residência Artística Internacional OCA. A iniciativa cultural e educativa é resultado de parceria entre as duas instituições e reúne artistas da América Latina e Caribe para promover troca de experiência e trabalho conjunto por um mês, em Brasília.

Os artistas participaram do encerramento da 18ª Semana Universitária da Universidade de Brasília. O grupo estará na capital federal até 24 de outubro para trabalhar intervenções artísticas que repensem o espaço urbano. A medida visa promover a interação das cidades da ibero-américa e, a partir das diversas linguagens artísticas, pensar o tema desta edição: “Experiência e cidade na América Latina”.

“A OEI aposta no caráter multidisciplinar da Residência Artística. O catálogo da última edição que estamos lançando hoje reflete a integração dos países ibero-americanos por meio da educação e da cultura”, afirma o coordenador da OEI, Leonardo Serikawa.

Durante a residência, o grupo de artistas será acompanhado por curadores, visitará edifícios de Brasília, além de interagir com cidades no entorno da capital. “Encontramos um caminho que vai além do espaço de criação, produção e exibição das artes. Promove um intercâmbio e debate no âmbito da sustentabilidade com as cidades latino-americanas”, destaca o diretor da CAL, Alex Calheiros.

Dos 148 inscritos na II convocatória, foram selecionados seis finalistas. Três deles são do Brasil, o suíço-brasileiro Antoine Guerreiro Golay, que atualmente mora no Rio de Janeiro, e os mineiros Lucas Dupin, de Belo Horizonte, e René Loui que mora em Natal (RN). Além dos brasileiros, a América do Sul está representada também pela chilena Claudia Ivonne Gutiérrez Marfull. O grupo latino-americano completa-se com o mexicano Fabián Avila Elizalde e o costarriquenho Oscar Figueroa Chaves.


Confira como tudo começou: convocatória