OEI anuncia vencedores do concurso literário “O que você está lendo?”

OEI anuncia vencedores do concurso literário “O que você está lendo?”

OEI. 08/11/2019
Tamanho do texto+-

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a Fundação SM anunciaram nesta sexta-feira, 08, na Espanha, os vencedores do concurso “O que você está lendo?”, que reconhece blogs e plataformas audiovisuais (vídeos) literários voltados para leitores e leitoras. Em sua 6ª edição, a iniciativa premia jovens entre 15 e 17 anos que partilham suas experiências literárias por meio desses espaços como forma de promover hábitos de leitura entre jovens da Ibero-América.

No Brasil, o concurso contou com um total de onze projetos inscritos. Sete fazem parte da categoria A (blogs) e quatro pertencem na categoria B (plataformas audiovisuais). O vencedor da categoria blog foi “Meu Site”, de estudantes de Minas Gerais. Já a categoria vídeo venceu o canal “Las Mentes”, de alunos de Pernambuco. Cada projeto vencedor recebeu tablets como prêmio.

“Meu Site” reúne cinco estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) de Paracatu (MG). O espaço virtual divulga conhecimentos a respeito de questões sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais presentes na literatura brasileira. Além da diversidade de temas, o blog destaca-se por utilizar elementos visualmente atrativos e prezar pela boa escrita.

A plataforma audiovisual Las Mentes foi realizada por nove alunos da Escola Estadual Professora Jesuína Pereira Rêgo, de Caruaru (PE). O canal traz conteúdo com indicação de títulos literários. Os vídeos buscam promover interação entre estudantes e possuem uma linguagem jovem e descontraída de relatos de experiências com os livros. Esta foi a primeira vez que o concurso literário incluiu a categoria vídeo.

Ibero-América – “O que você está lendo?” é realizado pela OEI e a Fundação SM, com o apoio dos Ministérios da Educação dos países da Ibero-América. O objetivo do concurso é criar uma ampla rede de blogs onde os estudantes ibero-americanos possam se conectar, partilhar experiências e construir uma identidade em torno da leitura.

Com a edição 2019 de “O que você está lendo?” soma-se ao longo das seis edições mais de 2.400 blogs e vídeos criados por alunos de toda Ibero-América. Cada país selecionou o seu vencedor e o júri foi formado por representantes da Fundação SM, da OEI, dos ministérios de educação ibero-americanos e de personalidades de outras instituições educacionais e culturais da região.

O concurso de 2019 também trouxe como novidade a possibilidade de participação de jovens leitores de Andorra e Porto Rico. Na edição do ano passado participaram 752 blogs criados por estudantes de 18 países ibero-americanos.

De acordo com o Anuário Ibero-americano de Literatura Infantil 2017 da Fundação SM, o fenômeno booktuber assim como páginas da web, blogs, revistas digitais e redes sociais são extremamente importantes para promover a literatura aos jovens, incentivar a leitura e partilhar suas experiências literárias.

Confira a lista de vencedores por país