Desafio Universitário segue com inscrições abertas e tem novo webinário

Desafio Universitário segue com inscrições abertas e tem novo webinário

OEI. 24/06/2020
Tamanho do texto+-

O que você pode fazer para mudar o futuro das crianças de hoje? A provocação foi lançada a professores e estudantes de instituições de ensino superior (IES) particulares e públicas de todo o país por meio do "Desafio Universitário pela Primeira Infância". Promovida pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), a iniciativa busca incentivar e promover projetos acadêmicos que ampliem os conhecimentos em favor do desenvolvimento das crianças de zero a seis anos de idade. A premiação conta com a parceria com a fundação holandesa Bernard van Leer e a cooperação técnica da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Alunos de qualquer graduação, juntamente com um docente de IES, podem participar. Para se inscrever, basta preencher um formulário online, na página do Desafio Universitário pela Primeira Infância, sugerindo uma forma de inclusão do tema primeira infância na vida acadêmica. A inscrição de projeto no Desafio Universitário vai até 16 de agosto.

Na prática, serão selecionados dez projetos finalistas, dos quais três sairão vencedores e receberão um financiamento de R$ 10 mil cada para colocar a proposta inscrita no Desafio em funcionamento. Além disso, todos os projetos finalistas serão publicados pela OEI, em português e espanhol, garantindo que as experiências relatadas possam estar acessíveis a todos os interessados.

Webinário – Na terça-feira, 30, às 16h, ocorre o segundo bate-papo do Desafio Universitário para falar sobre “Parentalidade”, que trata do fortalecimento dos vínculos familiares. A especialista em desenvolvimento infantil, Anna Chiesa, e o diretor-executivo do Instituto Promundo, Miguel Fontes são os convidados da rodada de conversa.

A consultora especialista em educação e primeira infância da OEI, Carolina Velho, vai  moderar o encontro. "O tema da parentalidade é essencial, principalmente nesse momento de pandemia onde as crianças estão em casa com seus cuidadores. É necessário compreendermos como os efeitos de uma interação equilibrada e realizada de forma responsável impactam no desenvolvimento infanti", afirma.

Para acompanhar o webinário basta acessar no dia 30/06, às 16h, o canal da ANUP no Youtube.

Confira os detalhes do regulamento do concurso. Acesse: Desafio Universitário