Declaração reúne propostas de ministros da Cultura da Ibero-América

Declaração reúne propostas de ministros da Cultura da Ibero-América

OEI. 04/06/2018
Tamanho do texto+-

Encontra-se disponível para leitura em português a Declaração da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministro da Cultura. O documento será apresentado aos chefes de estado e de governo na Cúpula Ibero-Americana XXVI, a ser realizada em 15 e 16 de novembro, na Guatemala. A Declaração visa contribuir para a realização da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incorporando a cultura como política pública na região. 

O texto é resultado de discussões ocorridas em maio e estabelece acordos que buscam promover atividades culturais e de cooperação na região. A reunião fez parte dos eventos setoriais preparatórios da XXVI Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, a ser realizada no final do ano, no mesmo período da Cúpula.

A OEI colabora no acompanhamento das ações empreendidas a médio prazo e no cumprimento dos acordos culturais relacionados à Carta Cultural Ibero-Americana (CCI). Para tal fim, a Organização articula-se com a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).

As Conferências Ibero-americanas de cultura constituem um espaço único para tratar de questões multilaterais relacionadas à cultura na região. O encontro também é um espaço de oportunidade para o intercâmbio de experiências bem sucedidas e busca de soluções comuns para os desafios enfrentados pelos países da Ibero-América no campo da cooperação cultural.

 

Acesse aqui a Declaração

 

Confira um resumo das propostas, iniciativas e ações apresentadas pela OEI

Documentos marco de referência