Bogotá recebe a XX Conferência Ibero-americana de Cultura

Bogotá recebe a XX Conferência Ibero-americana de Cultura

OEI. 16/10/2019
Tamanho do texto+-

Sob o lema “Inovação para o desenvolvimento sustentável - Objetivo 2030”, a XX Conferência Ibero-americana de Cultura inicia nesta quinta-feira, 17, na Colômbia. O encontro é coordenado pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), a Secretaria pro tempore (Andorra) e os ministérios das Relações Exteriores e da Cultura da Colômbia, além da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB).

O secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos, Mariano Jabonero, participará amanhã da sessão inaugural. “A Conferência sobre Cultura ocorre em um momento chave de relevância da Colômbia como anfitriã, bem como do compromisso da OEI com a Cultura na Ibero-América ao longo dos 70 anos que a instituição celebra em 2019. Significa 70 anos de raízes e defesa e promoção da criação cultural como espinha dorsal da região”, ressalta.

A ministra da Cultura da Colômbia, Carmen Inés Vásquez Camacho, considera uma honra para o país receber a Conferência. “Especialmente neste momento histórico em que, pela primeira vez, a cultura e a criatividade estão no centro das prioridades do governo nacional”, destaca. A ministra diz estar certa de que a reunião será essencial para promover o desenvolvimento do Espaço Cultural Ibero-Americano. “Porque poderemos compartilhar o aprendizado, as boas práticas e as experiências de todos os países da região”, completa.

Neste espaço multilateral e estratégico para a Ibero-América, busca-se gerar consenso sobre a contribuição da cultura para o cumprimento da Agenda 2030. Neste cenário, destaca-se o papel da cooperação cultural ibero-americana na promoção da diversidade cultural, indústrias culturais e criativas, além do patrimônio cultural.

Transmissão da abertura