A OEI celebra este domingo o Dia Internacional da Língua Portuguesa

A OEI celebra este domingo o Dia Internacional da Língua Portuguesa

OEI. 03/05/2019
Tamanho do texto+-

No dia 5 de maio celebra-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa. A data foi instituída em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para ressaltar os laços históricos, culturais, linguísticos e a diversidade cultural dos nove países que têm o português como língua oficial. Além do Brasil, fazem parte da CPLP, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

No Brasil, a língua de camões também é celebrada durante o Dia Nacional da Língua Portuguesa, em 5 de novembro. A data foi instituída no país por meio do Decreto de Lei nº 11.310/2006.

O português contém vocábulos de diferentes regiões do mundo. Hoje em dia é uma língua das pessoas que viajam, estabelecendo relações entre diferentes geografias, gerando pontes de colaboração e promovendo interações nos âmbitos educativo, cultural, científico, diplomático e outros.

Existem ainda importantes comunidades que falam português em diferentes partes do mundo, o que permite qualificar este fenômeno de pluricêntrico.

Língua oficial – A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) tem o português como língua oficial, além do espanhol. Este ano, a OEI deu início ao Programa Ibero-Americano de Difusão da Língua Portuguesa (PIADLP). O programa tem por finalidade fomentar a divulgação e o fortalecimento da língua portuguesa num modelo bilíngue com o espanhol e as diferentes línguas da região ibero-americana.

A iniciativa visa promover o uso da língua portuguesa, em conjunto com a espanhola, reforçando os espaços de cooperação na educação, na ciência e na cultura. Entre os objetivos do programa constam:

- ampliar os espaços de cooperação nos âmbitos político, educativo, cultural e científico;

- contribuir para a integração regional;

- promover a perspectiva da interculturalidade de forma a valorizar, respeitar e reconhecer a diversidade cultural ibero-americana.

Curiosidades – A língua portuguesa evoluiu a partir do latim e é a 4ª língua mais falada do mundo, com mais de 260 milhões de falantes, representando 3,8 % da população mundial. Estima-se que cerca de 390 milhões de habitantes falarão português a meados deste século, e cerca de 487 milhões em 2100. Os dados confirmam a tendência de crescimento constante para além da posição geoestratégica do português.

De acordo com os dados fornecidos pelo Novo Atlas da Língua Portuguesa do Instituto Camões em 2016, a posição geoestratégica da língua portuguesa vai variar, concentrando na África o maior número de pessoas falantes do português. Infográfico elaborado pelo Instituto Camões mostra claramente estes dados e outras curiosidades sobre a presença do português no mundo, como por exemplo o fato de ser a 5ª língua mais usada na internet e a 3ª língua mais usada na mídia social Facebook.

É também a língua oficial de 32 organizações internacionais, incluindo, além da OEI, a União Europeia, a União Africana, a UNESCO, a OEA, o Mercosul, entre outras.

As pessoas que dominam o idioma ocupam 18,8 milhões de km². O espaço representa 7,25% da superfície continental da terra. O Brasil concentra a maior densidade de população do planeta de língua portuguesa, com 209 milhões de pessoas, seguida de Angola com 21 milhões, Moçambique com aproximadamente 14 milhões e Portugal com cerca de 11 milhões. O Novo Atlas da Língua Portuguesa dá conta de que a cidade de São Paulo, no Brasil, concentra o maior número de falantes de português do mundo.

Este universo de dados reflete o potencial e interesse dos aspetos identitários em relação às línguas, em relação à diversidade cultural e à importância dos aspetos culturais ligados à língua portuguesa no cenário mundial.