Série de webinários discute qualidade de vida da população idosa

Série de webinários discute qualidade de vida da população idosa

OEI. 07/07/2020
Tamanho do texto+-

Para discutir os desafios da população idosa no Brasil e Ibero-América, especialmente os efeitos da pandemia da Covid-19, renomados especialistas internacionais e nacionais da área se reúnem, neste mês de julho, na série especial de webinários internacionais “Trilhas da Longevidade: desafios diante da pandemia”. A iniciativa inovadora é realizada pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e o Centro Internacional de Longevidade (ILC), em parceria com a instituição Inteligência Educacional. O evento tem o apoio da Unibes Cultural.

Os encontros serão realizados nos dias 9, 16 e 23 de julho e têm o objetivo de discutir, por meio de debates online, conhecimentos sobre os diversos aspectos que envolvem a longevidade, como qualidade de vida dos idosos, saúde, economia e cultura, além das políticas públicas específicas para essa população. “Precisamos repensar a valorização dos nossos ancestrais e o seu papel na sociedade”, alerta o presidente do ILC, Alexandre Kalache.

Para trocar experiências sobre esses aspectos, o evento reúne especialistas da Argentina, México, Espanha e Portugal, países que carregam semelhanças, mas também muitas características singulares. “Nosso objetivo foi trazer estudos de casos de culturas mais próximas à brasileira para entender o que deu certo, o que deu errado e o que nós podemos fazer para elaborar uma resposta mais efetiva no cuidado com os idosos, principalmente diante do momento delicado que vivemos mundialmente”, destaca o presidente do ILC.

Kalache evidencia a importância de entender os elementos determinantes para respostas mais bem-sucedidas nos países da região.  “Na América Latina vemos situações completamente diferentes no México, Argentina e Brasil. Por isso a importância de compartilhar conhecimento, fazer análises profundas e aprender com o que aconteceu”, ressalta.

O primeiro webinário, no próximo dia 9, será aberto pelo chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou. “Os encontros trarão um panorama das políticas públicas realizadas na Ibero-América, oferecendo ao Brasil um bom diagnóstico e ao conjunto da sociedade a oportunidade de discutir esse tema com a profundidade necessária”, ressalta. Um relatório final será consolidado no terceiro webinário, dia 23 de julho, ocasião que contará também com a participação do secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero.

Lançamento – Dentro da série de webinários, a instituição Inteligência Educacional irá lançar a publicação “Trilhas da Longevidade”. O conteúdo da coleção é inédito ao sugerir formas de envelhecimento planejado. O material, composto por quatro livros, propõe mostrar o caminho para proporcionar uma vida melhor e mais feliz para as gerações futuras. Cada publicação é voltada para um público específico: a pessoa idosa, a família, os cuidadores, além de apontamentos sobre gestão e políticas públicas.

A diretora e CEO da Inteligência Educacional, Milena Araújo, destaca que é preciso estudo e planejamento para que a nação envelheça de forma digna, garantindo o bem-estar para toda a população brasileira. “Permitir que o assunto seja desenvolvido em um evento internacional, em que teremos opiniões, exemplos, práticas e diagnósticos se faz fundamental para se estruturar propostas e políticas públicas sobre longevidade saudável. Por isso o Webinário Trilhas da Longevidade é tão caro para o assunto”, diz.


Informações gerais:

Série de webinários – Trilhas da Longevidade - desafios diante da pandemia

Realização: Organização dos Estados Ibero-Americanos

Datas: 09, 16 e 23 de julho

Horário: 11h30 às 13h

Inscrição e pedido de transmissão com tradução em espanhol e português: acesse aqui 

Transmissão sem tradução pelo canal da OEI no Youtube