OEI e Fundação SM lançam o concurso “O que você está lendo?”
OEI e Fundação SM lançam o concurso “O que você está lendo?”

OEI e Fundação SM lançam o concurso “O que você está lendo?”

OEI. 16/06/2016
Tamanho do texto+-

O que você está lendo?

Prêmio para leitoras e leitores de 15 a 17 anos

CONVOCATÓRIA 2016

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o apoio dos Ministérios da Educação dos países-membros e da Fundação SM, convoca os alunos de 15 a 17 anos e que estudam em uma instituição de ensino criar um blog no qual compartilhem sua experiência como leitores.

 Esta iniciativa está sendo promovida com o lema "O que você está lendo?" e é lançada como a 5ª convocatória do Concurso. Durante 2016 pretende-se ampliar e enriquecer a rede de blogs de leitores do portal  www.questasleyendo.org.

Os jovens participantes (individualmente ou em grupo), por meio de seu blog, construirão uma identidade como leitores. Sua participação no blog oferece um canal de comunicação para mostrar quaisquer de suas facetas como leitores: desde a aproximação aos textos (quando exploram possíveis leituras, buscam, escolhem, descartam...), à construção coletiva do sentido dos textos (comentando, perguntando, reelaborando, debatendo...). O blog pode ser, igualmente, um espaço de interesse no contexto da criação e da reflexão (pela edição, os autores, os ilustradores...), ou pela extensão da leitura para outros âmbitos como o cinema, o videogame, o teatro, a música, a fotografia, o desenho gráfico, a pintura...

A rede de blog resultante, formada pelas contribuições de todos os leitores no concurso, hoje é um ponto de encontro extraordinário, onde todo estudante tem perto de si vozes com as quais pode compartilhar, discordar ou ampliar seu horizonte pessoal como leitor.

Atualmente fazem parte do Questasleyendo.org leitores procedentes de 18 países e, durante 2016, será ampliado com todos aqueles blogs que desejem participar. A proposta é aberta e quer acomodar uma grande diversidade de orientações, de temáticas e idiomas dos leitores.

As amplas possibilidades da Internet como meio de publicação eletrônica convidam os estudantes a contribuir com uma grande variedade de competências que estão relacionadas não somente com a escrita e a leitura em interação, como também com seu comportamento como cidadãos digitais e membros ativos e críticos na Rede.

O projeto está marcado no compromisso com as Metas Educativas 2021 por parte dos governos.

BASES

Em que consiste

- Os estudantes que desejem participar no concurso criarão um blog mediante qualquer programa disponível na Rede.

- Para identificar o blog, na inscrição do concurso, deverá ter o endereço eletrônico (o URL) em que está hospedado. Uma vez verificada, a URL aparecerá publicada em www.questasleyendo.org

- Para facilitar o encontro entre os leitores de diferentes países, a OEI dispõe de um espaço virtual onde estão agregados todos os endereços eletrônicos dos blogs no concurso, o qual permite uma interação ágil entre os leitores, países e idiomas que participam da experiência.

- Os blogs poderão ser criados em qualquer dos idiomas nacionais dos países participantes.

 

Novidade 2016

Menção Especial do Jurado para os melhores vídeos

Em cada país, será concedido uma Menção Especial aos três melhores vídeos que estiverem incorporados aos blogs inscritos no concurso de 2016. Todos os vídeos premiados passarão a formar parte do Ranking Ibero-americano de Questasleyendo.org.

O tema, a duração e a técnica audiovisual são livres. O jurado avaliará a qualidade do conteúdo, sua relação com o objetivo de Questasleyendo.org, ou seja, a importância da leitura em nossas vidas, assim como a realização técnica.

 

Quem pode participar

- O concurso está dirigido a estudantes nascidos entre janeiro de 1999 e dezembro de 2001.

O blog pode ser elaborado individualmente ou em grupo.

Ainda será admitido que um blog seja criado pelo conjunto de uma classe, em que fique registrado de forma colaborativa a experiência do conjunto de alunos que formam parte dela.

- Em todos os casos admite-se que os trabalhos sejam orientados por um professor, que pode pertencer a qualquer área da educação: Ciências Sociais, Ciências da Natureza, Língua e Literatura, Matemática, Música, Artes...

- Em todos os casos anteriores é imprescindível que a autoria seja dos estudantes e não do professor.

Como fazer a inscrição

A inscrição ao concurso será realizada em: www.questasleyendo.org

- Cada participante ou grupo de participantes deverá contribuir com os seguintes dados:

 

Sobre as/os criadores do blog

 - Nome e sobrenome do participante ou dos participantes
 - Ano de nascimento
 - E-mail
 - Cidade
 - Estado
 - País


Sobre o blog

- Nome do blog
- URL direção eletrônica em que o blog está hospedado
- URL direção do RSS de blog
- Breve descrição do blog
- Temas e âmbitos de interesse
- Idioma em que está escrito

 Sobre o centro educativo

- Nome da Escola / Instituto
- Nome do professor coordenador (se for o caso)
- E-mail do professor coordenador (se for o caso)

Sobre sua participação em outras convocatórias

- Indicar se tiver participado e desenvolvido um blog pessoal anteriormente ao concurso
- Indicar se participou com o mesmo blog em convocatórias anteriores do concurso

O que acontecerá desde a inscrição até a divulgação dos ganhadores

Uma vez formalizada a inscrição, os participantes irão alimentando e atualizando seu blog. Deverão recordar que esse ano, como novidade, se incorpora uma Menção Especial do Jurado aos melhores vídeos. Será essencial que estimulem a participação de outros leitores, respondendo a seus comentários, propondo temas, debatendo ou difundindo suas entradas nas redes sociais.

Quando tenha terminado o prazo de atualização dos blogs (15 de Dezembro de 2016), um jurado por cada país, composto de representantes da Fundação SM, da OEI e de outras personalidades especialistas na temática, analisará a qualidade dos blogs participantes e selecionará os finalistas por país. Dentre os finalistas, será designado um blog ganhador por país. Do mesmo modo, o Jurado designará os três melhores vídeos por país para o Ranking Ibero-americano de Questasleyendo.org.

O grupo de jurados estará integrado por escritores, especialistas em leitura infantil e juvenil, especialistas em mídia digital e representantes dos Ministérios de Educação e de Cultura. Além disso, contará com os autores do blog ganhador do país na convocatória de 2015.

Critérios de avaliação

Entre os critérios de avaliação dos blogs participantes do concurso será considerado:

- A riqueza da experiência de leitura relatada no blog.
- A trajetória e a continuidade na manutenção ativa do blog ao longo do período em que está aberto o concurso (até o 15 de dezembro).
- A originalidade, o grau de elaboração pessoal e a qualidade da temática e da orientação do blog.
- O aproveitamento das possibilidades que oferece o blog como ambiente de publicação eletrônica (inserção de textos, imagens, áudios, vídeos, grau de atualização, dinâmica...).
- A participação e a comunicação com os usuários do blog (número de posts que integram o blog, visitas, comentários deixados pelos leitores, campanhas realizadas para promover a participação, etc.).
- O fato de ter participado em outras convocatórias e/ou ter mantido o blog.

 

No caso da avaliação dos vídeos para o Ranking Ibero-americano de Questasleyendo.org, será avaliado:

- A qualidade do conteúdo;
- Sua relação com o objetivo de Questasleyendo.org, ou seja, a importância da leitura em nossas vidas;
- A realização técnica.

 

Apoio para a elaboração dos blogs

O Concurso dispõe de um espaço na web da OEI em que serão oferecidos materiais, orientações, guias, vídeos, entrevistas que apoiem a elaboração dos blogs.

Prêmios

- O blog ganhador, de cada um dos países ibero-americanos que participem, ganhará um Tablet.
- Os três vídeos ganhadores da Menção Especial do Jurado, de cada um dos países ibero-americanos que participem, serão incorporados ao Ranking Ibero-americano de Questasleyendo.org.
- Todos os participantes receberão um diploma acreditativo (digital) de sua participação na rede Questasleyendo.org.
- Difusión de los blogs finalistas y ganadores en cada país, a partir del 23 de enero de 2017. En la misma fecha, se publicará el Ranking Iberoamericano de Questasleyendo.org para la difusión de los videos con Mención Especial del Jurado.

 

Prazos

- Prazo de inscrição: entre 15 de junho de 2016 e 15 de dezembro de 2016. Durante este período, qualquer estudante ou grupo de estudantes poderá enviar sua inscrição ao concurso.


- Período que será avaliado cada um dos blogs: o grupo jurados de cada país avaliará a atividade no blog desde 1 de junho de 2016 até 15 de dezembro de 2016.

 Ou seja, o grupo de jurados lerá, avaliará e se pronunciará sobre o conteúdo de cada blog entre 1/06/2016, ou data posterior, em caso do blog ter sido criado depois do lançamento da convocatória, e 15/12/2016.


Seleção de finalistas e ganhadores por parte do grupo de jurados: de 15 de dezembro de 2016 a 20 de janeiro de 2017. Na mesma data, serão selecionados os três melhores vídeos, por país, para a Menção Especial do Jurado.


- Difusão dos blogs finalistas e ganhadores em cada país, a partir de 23 de janeiro de 2017. Na mesma data, será publicado o Ranking Ibero-americano de Questasleyendo.org para a difusão dos vídeos com a Menção Especial do Jurado.

 

E quando terminar o concurso, o que acontecerá com o blog?

Quando o concurso acabar (ou seja, a partir de 24 de janeiro de 2017), todos os blogs continuarão sendo públicos e terão a dinâmica que seus autores desejarem. A finalidade é que os blogs tenham uma longa duração.

Dúvidas, consultas e sugestões

http://www.questasleyendo.org/dudas.php