Conteúdos educacionais da OEI têm novo espaço de pesquisa
Conteúdos educacionais da OEI têm novo espaço de pesquisa

Conteúdos educacionais da OEI têm novo espaço de pesquisa

OEI. 10/05/2018
Tamanho do texto+-

Professores e alunos, além de a comunidade e gestores escolares passarão a contar com mais uma forma de acesso ao acervo educacional da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). A Plataforma do Ministério da Educação de recursos educacionais digitais, MEC RED, vai inserir as publicações, pesquisas e artigos vinculados a OEI. Os conteúdos devem estar disponíveis com a finalização da plataforma no fim deste ano.

A novidade foi apresentada pelo técnico do MEC, Alexandre Mathias Pedro, durante mesa organizada pela OEI no Congresso Bett Educar. Em sua 24ª edição, o Bett Educar 2018 ocorre até amanhã, na capital paulista, no São Paulo Expo. Trata-se de um dos principais eventos de educação e tecnologia da América Latina que reúne gestores e professores da área de educação, além de empresas nacionais e internacionais ligadas ao setor.

A mesa organizada pela OEI nesta manhã falou sobre ferramentas online para que gestores, educadores e jornalistas conheçam e saibam usar melhor os dados escolares disponíveis em plataformas educacionais. Representando o governo federal participam do espaço da OEI, a Controladoria-Geral da União e o Ministério da Educação. Da sociedade civil, fazem parte o Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e um representante do portal Qedu.

MEC RED – A Plataforma MEC – recursos educacionais digitais surgiu em 2015, a partir de uma iniciativa do MEC. A proposta reuni e disponibiliza em um único lugar os recursos educacionais digitais (RED) dos principais portais do Brasil. O objetivo é melhorar a experiência de busca desses recursos.

A plataforma foi desenvolvida numa parceria coletiva entre as universidades federais de Santa Catarina e do Paraná e professores da educação básica de todo o Brasil. O espaço visa tornar-se uma referência em RED, como um ambiente de busca, interação e colaboração entre professores.

Saiba mais sobre a participação da OEI no Bett Educar